Está aprendendo a rimar? Dicas para iniciantes no Freestyle Rap.

Salve família, chegamos pesados hoje com um pequeno tutorial sobre como fazer rimas improvisadas - É isso memo tio - E não pense que isso tudo saiu da nossa cabeça, pegamos algumas dicas com alguns mc’s de batalha para passar para vocês, e outras técnicas que podem ajudar bastante na hora das rimas como: Controle da respiração e controle da ansiedade, nós queremos passar o básico para vocês tentarem exercitar o seu freestyle, então vamo que vamo.

Por onde começo para Aprender a rimar?

Todos nós sabemos o que é rimar, mas como fazer isso na hora? O primeiro passo para você que nunca tentou, é ouvir! Isso mesmo, escutar, busque referências de artistas que já fazem esse tipo de rima e você deve variar entre diferentes estilos para ampliar a sua capacidade criativa.

Se você procura algo mais no estilo Gastação ou Ousadia(pra não usar palavras que sua mãe não gostaria que você ouvisse) podemos citar nomes como: Mc Orochi, Choice ou PK, caso procure algo mais clássico pode ver alguns vídeos da época de ouro do Emicida, ou do Mc Maomé da ConeCrew Diretoria ou do mito Douglas Din e não pense que a referência é fraca!

Destes seis, quatro já foram campeões nacionais de rimas, quer descobrir quais? Da uma olhada no nosso post que lista todos os campeões nacionais de rap do Brasil.

Falando em referências, Se liga nessa ferramenta que você pode assistir os vídeos de alguns Mcs:


Treinando suas rimas

Após analisar referências você pode começar a fazer seu freestyle, no começo vai ser uma porcaria, mas depois você pega o jeito, o negócio é não desistir, tente não usar beats no começo, rime a capela, para que você entenda bem como sua língua se comporta na pronúncia de algumas palavras pois no começo você vai precisar entender como falar algumas delas de diferentes formas e ritmos, neste ponto fomos pedir ajuda a profissionais, pois no beRap é assim, aqui o bagulho é de verdade, fomos falar com o MC Shold, que participa da batalha da torre a maior roda de mc’s da BA, vamos deixar alguns vídeos dele linkado aqui também para vocês verem como o muleque é brabo, e ele nos falou essa parada ai:

- Fala ai Shold! suave ? se liga estamos redigindo uma matéria sobre como aprender a fazer free, para iniciantes saca, e queremos algumas dicas, manda alguma ai pra rapaziada.

MC Shold- Batalha da torre

"Leitura sempre afiada , treinamento contínuo ,e o último passo batalhar, independente se começou hoje ou a 3 anos sem prática nada se consolida!"


- E como você costuma treinar?

MC Shold- Batalha da torre

"Costumo botar o beat e fazer freestyle, rimar contra um amigo ou pesquisar alguns temas e rimar sobre."


- Valeu irmão TMJ!

Shold vs JN- Batalha da torre edição 43ª

Também entramos em contato com o mano Mc Olhinho, aquele irmão que mesmo com deficiência visual consegue matar os mc na improvisada se liguem:

- Fala mano Olhinho! Tranquilão? po, da umas dicas pra família beRap ai de como mandar uns free bolado.

MC Olhinho- Batalha do Coreto

"A dica que eu dou mano é calma, mantenha a calma, e tente pegar palavras sem sentido pra treinar, e tente encaixar palavras entre elas que formam alguma coisa tá ligado?"


Bem, vocês ouviram os caras, a palavra chave é TREINO e para ajudar vocês que estão no início dessa caminhada fizemos uma ferramenta para ajudar nesta questão difícil que é “Como aprender a rimar”, nela você poderá rimar sozinho, ou responder os ataques de outros mc’s, a capela ou com beat caso você já esteja nesse nível de aprendizagem, da uma olhada aqui para você que quer aprender a rimar bem: Treinar meu FreeStyle.

rapper treinando freestyle rap em frente ao espelho


Beats, uma arma poderosa

Então neste ponto você já pode começar a procurar bases de rap para rimar, os famosos Beats, saber encaixar suas rimas na batida é uma forma incrível de fazer a platéia gritar! A galera se amarra em quem manda aquele flow bem encaixado vou deixar um compilation de uns caras que sabem encaixar bem a rima na batida saca só

Quando a rima encaixa no beat!

Também fomos atrás de uma dica sobre reinar com beats e falamos com o Sapão, também da batalha da torre, um dos organizadores da parada e o cara nos respondeu assim.

"Mano a dica que eu passo é treino em casa, tu bota qualquer beat que você se sinta confortável, saiba que vai encaixar, e começa a fazer freestyle sobre o assunto, tu pega livros programas de tv, bota um beat de fundo e começa a fazer seu free."

Achar beats para treinar não é tão difícil você pode usar a nossa ferramenta de treino, ou nosso BeatMarket que é a nossa plataforma de compra e venda de beats, ou se preferir cata no youtube haha.

rapper treinando free ouvindo beat

Controle sua respiração

Isso é importante, quando você fala muito sem pausa você pode perder o ar e isso vai acabar com seu free, e você vai parecer um retardado, então vamos deixar aqui algumas dicas de respiração também, para que você não pareça um asmático na hora de rimar, Vamos lá.

"Estes exercícios foram retirados do site CanterBem caso queira ler a matéria completa pode acessar nesse link Exercícios de respiração para cantar,

  • 1º Exercício: Em pé com as pernas separadas e alinhadas com os ombros, coloque as mãos embaixo das costelas e respire expandindo essa região. Agora lentamente solte o ar fazendo com a boca o som da letra “F”, lentamente e de forma constante.
  • 2º Exercício: Assim como o primeiro faça o mesmo procedimento, mas agora soltando o ar fazendo o som de “S” e com pausas, 3 pausas e depois solte o ar completamente. Repita este processo por 10 minutos. Você irá sentir o diafragma dar pequenos soquinhos, caso sinta isso você estará fazendo da maneira correta.
  • 3º Exercício: Como se estivesse enchendo uma bexiga, encha seus pulmões seguindo as recomendações dos exercícios anteriores e sorte o ar de maneira constante, em caso de tontura, pare por alguns instantes e retome os exercícios. Este exercício é para o folego e assim como os outro é normal sentir um pouco de tontura.

Controle a ansiedade

Todos sabemos que falar qualquer coisa no meio de muita gente é difícil, ainda mais cantando e rimando de improviso é pior ainda! Então você precisa controlar sua ansiedade, não tem jeito, quanto mais tenso você estiver, pior a rima vai sair, tenta ficar tranquilo, se errar, continue não pare, e use o erro para continuar seu free “A língua deu uma embolada”, “Eu engasguei mas continuo rimando”, “Deu uma travada mas não tem caô” todas essas frases ajudam neste momento.

Rapper flutuando, controlando a ansiedade

Então galera, agora é começar a botar o aprendizado em prática, comece a brincar com as palavras, pegue objetos ao seu redor, pessoas e situações e rime, erre, aprimore e repita o ciclo.
Não desanime! No começo é muito difícil, mas com o tempo você vai pegando jeito, chame amigos pra ouvir você rimar, procure grupos no whatsapp de treino de freestyle rap para ir evoluindo, afinal:
"O treinamento transforma as boas intenções em bons resultados."


Quer Treinar seu Freestyle?