Big Papo Reto: O primeiro campeão da Liga de Mcs

Se você é fã de rap, não pode deixar de conhecer a história do Big Papo Reto, o primeiro campeão da Liga de Mcs. Big é uma lenda do rap nacional, e sua atuação na cena ajudou a inspirar novos Mcs e espalhar a cultura mundo a fora com seus projetos.

Início da Trajetória

Antônio de Oliveira Cassiano também conhecido como Big Papo reto nascido e criado no Rio de Janeiro no morro do Encontro começou a desenvolver suas primeiras rimas de improviso.
Aos 13 anos já chamava atenção com as rimas improvisadas sendo convidado para rimar em baile funks.
Após um período envolvido com funk em 1999, já com 19 anos voltou com força total para o Rap de onde nunca mais deixaria de lado. Em 2000 lançou seu primeiro cd “Lição da vida” com realização independente e compartilhando somente 200 cópias.
Em meados de 2002 Big Papo Reto e o poete MV Hemp, criaram o coletivo cultural comando Selva, que tinha como maior objetivo levar os mesmo eventos de Hip Hop que aconteciam na zona sul e no centro do Rio para as periferias da zona oeste. A proposta era levar mais arte e cultura para as comunidades.

mc Big Papo Reto

Liga Nacional de Mcs

A primeira liga de mcs aconteceu no Rio de Janeiro com um total de 32 participantes no ano de 2003. Big Papo Reto tornou-se o primeiro Mc a ser campeão da liga, gae foi premiado com 4 Cds, algumas roupas, 600 reais e capa do Jornal do Brasil (coluna cultural), conta o poeta.
Big recordar da sua trajetória durante a liga e diz que foi campeão não por rimar mais que ninguém e sim pela sua educação em não usar palavras de baixo calão nas suas rimas e conseguir reverter certas situações nas respostas. Ele relembra uma das rimas: “Enquanto o adversário tá me mandando tomar naquele lugar, eu mandava ele tomate Cru porque ele gosta de VerDura”.
Ele relembra que foram muitas batalhas intensas e a mais esperada seria contra o MC Marechal que não se fez presente. Você deve lembrar da parte da Música do Mc Marechal com costa Gold que ele diz: “...sai invicto da liga dos Mcs, pode perguntar pro Aori”. Agora você sabe de qual liga ele estava falando :)

Liga de 2004
Big relembra sua boa forma em 2004 mas lamenta não ter participado da liga de Mcs 2004.
“Na Liga de 2004 (segunda liga) não Batalhei por Motivos Internos da Produção que queria cobrar a entrada da minha Mãe e da minha Mulher,acabei por não Batalhar em 2004 mas uns amigos Influentes fizeram um Evento Especial logo após o Término da Liga de 2004 no Hard Rock Café da Barra no qual eu fui pra Batalhar contra os 3 Melhores da liga de 2004 (o Campeão Gil Metralha/Loko e o Funk) ganhei dos 3) deixando bem Claro que se já teve alguém que ganhou a liga duas vezes fui eu,um Fator Inédito e pouco Divulgado.”


Ascensão e Projetos Atuais

Após ser consagrado como o grande campeão da liga de Mcs, Big Papo Reto gerou grande repercussão na mídia e sua carreira deslanchou, começando com show de freestyle pelo brasil, participação no caldeirão do Huck até abertura do prêmio TIM. Cantou ao lado de grandes nomes da música brasileira como Gabriel Pensador, Sandra de Sá e Bezerra da Silva. Shows em internacional e Mestre de Cerimônia do “Favela Chic” de Paris.
Atualmente Big Papo Reto segue divulgando seus trabalhos de forma independente fazendo shows por todo canto fazendo conexão Brasil - Europa. Iniciou em 2012 o projeto “Euro-Selva” que consiste em permanecer de 2 a 3 meses em cada país da europa, como ele descreve como: “Seguir na estrada livre e voar anonimamente” e tem se mantido fiel ao seu propósito, formando todas as conexões possíveis e avançando com humildade.


Se você ficou curioso e gostaria de conhecer e acompanhar de perto o trabalho do Big, recomendo segui-lo em sua página oficial Facebook do Big Papo Reto.
Deixo abaixo uma apresentação breve do trabalho do Big, que faz tão bem essa conexão Brasil - Europa.
#ÉoRap

Quer Treinar seu Freestyle?