Uma breve história da carreira de Mc Marechal

Você sabe quem tava lá? ele mesmo Mc Marechal!

Rodrigo Vieira um dos maiores nomes do rap nacional, produtor, compositor, a porr# toda. Ele é o cara que saiu campeão de seis edições seguidas da Batalha do real e sai invicto da Liga dos Mcs, ta dúvidando? pode perguntar pro Aori.
Você sabe por que Marechal? o próprio se colocou este apelido aos 13 anos de idade, quando formava seu primeiro grupo de rap, e por ser o fundador se auto intitulou O Marechal da parada.

fotos do Mc Marechal mais novo

Quinto Andar

Marechal muleque sagaz já mostrava suas habilidades em 1998 nas batalhas de Mcs com o destaque ganhou visibilidade e logo no ano seguinte fez parte do "Quinto Andar" (se tu não conhece, vai uma palinha no vídeo abaixo). O grupo era composto por 3 Mcs: Marecha, De leve e Shawlin.



Se você ta se perguntando qual siginficado por trás do nome "Quinto Andar", lá vai essa revelação:
Não tem nenhum significado. isso mesmo, nenhum. Segundo o rapper De Leve, o nome Quinto Andar foi escolhido ao acaso, sendo que não há algo significativo com o mesmo.

Mas o quinto andar tinha uma missão, levar um rap diferenciado e foi conseguindo, ganhando espaço e até concorreu ao Prêmio Hutúz - o mais importante do rap brasileiro - na categoria Revelação, mas acabou perdendo para Sabotage. O grupo infelizmente foi desfeito e os artistas seguiram carreira solo, mas as músicas ainda vivem em nossa playlist.


Marechal x Cabal

Marecha sempre foi MC referência entre a comunidade rap do que ele chama de espirito independente, porém uma treta, uma das maiores tretas do rap nacional fez sua imagem chegar a outros patamares.
A treta é essa mesmo que você ta pensando, Marechal x Cabal.

Após uma rixa com o rapper paulistano Cabal, Marechal lançou uma música(que puta música por sinal), intitulada "Sua mina ouve meu rap". Indiretas por indiretas, Cabal logo em seguinte respondeu a altura lançando "Temporada de Caça".
O bagulho foi ficando doido - se colocasse um na frente do outro a porrada só ia acabar depois que alguém viesse a óbito - porém o som "vai tomar no cu Cabal" chegou de voadora e Cabal imediatamente respondeu com "Foda-se Dichinelo".

Apesar das brincadeiras, opinião pessoal, foi um período lamentável pro rap nacional, mas estamos aqui pra mostrar fatos, então segue abaixo o vídeo que resume a treta.



Carreira Solo

Após deixar o Quinta Andar, Marecha começou andar descalço por ai sozinho, seu primeiro Single lançado foi "Espírito Independente" onde diz a frase “Não sei fazer o som do momento, eu faço do momento um som”. Com seu estilo Espirito Independente marechal acredita do rap de mensagem, e é um defensor voraz da ideologia "Um só caminho".
Marechal apesar de uma carreira próspera por muitos anos, tem poucos singles lançados, mas como ele mesmo afirma: "Eu faço um som por ano e você não fica uma semana sem ouvir".
Então, aqui a lista de outros singles de sucesso:


Batalha do Conhecimento

Projeto sensacional desenvolvido pelo nosso querido Marechal, que visa valorizar mais o conteúdo das rimas do que a "gastação" nas batalhas de rap.

Um breve resumo, as batalhas de conhecimento tem como objetivo desenvolver um duelo onde os Mcs não se atacam e sim fazem uma crítica sobre algum tema proposto.

É mais complexo, pois o mestre de cerimônia precisa ter conhecimento do assunto abordado, transformar aquela informação em conhecimento e "ensinar" para plateia em forma de rima, de arte. Excelente ponte para molecada se engajar mais com estudos e temas atuais e aprenderem por sí só de forma divertida e não convencional.
Esperamos ver mais iniciativas desta ao redor do Brasil.

Palinha: Final da batalha de Conhecimento(2015) entre 2 monstros da literatura e rap carioca, Estudante x Vydal:


Projeto Livrar

Em 2012, em parceira com Janaína Michalsk, Marechal criou o Projeto Livrar que designa em distribuir livros de autores independentes pelo Brasil em seus shows e outros artistas do selo #VVAR fortalecendo a literatura através do Rap.

Marechal diz: “Minha intenção é praticar o que eu falo nas letras das músicas. Acredito que a literatura é tão importante quanto a música, mas quase sempre a música tem mais promoção que a literatura. Pensei em aproveitar a visibilidade que tenho no RAP para também passar a mensagem dos livros, compartilhando meu espaço artístico com outras vertentes”.

A ação acontece a partir de uma rede de escritores brasileiros, editoras e todos os interessados em doar livros para que o projeto distribua-os em diversas cidades do país.

Para conhecer um pouco mais desse projeto fod$ pra c#r#lho, acesse o facebook do Projeto Livrar


fotos do projeto livrar

Resumo

Para concluir, podemos resumir que Rodrigo Vieira, também conhecido como Cavalo Banguela ou Mc Marechal, atualmente é um dos mais influentes rappers da sua geração(se não for o mais). Quem curte o trabalho e o comprometimento desse ícone da cena musical brasileira, vale a pena acessar o site do seu movimento: VVAR.

Deixamos abaixo um conteúdo muito rico que encontramos no Youtube mostrando os principais acontecimentos durante a trajetória do Mc Marechal, espero que gostem. Abraços Família, tamo junto!


Quer Treinar seu Freestyle?